Qual o tamanho do sucesso do tiktok?

Atualmente, o Tiktok exibe para poucos usuários vídeos com até 5 minutos. A proposta é testar se o público aprova conteúdo mais longo. Entretanto, uma pesquisa interna revelou que metade da audiência considera estressante vídeos com mais de um minuto. Além disso, um terço dos usuários assiste vídeos em velocidade acelerada. Um jovem sintetizou a questão: “Não é por falta de tempo, mas porque não consigo me concentrar”.

Mesmo assim, muitos analistas acreditam que o Tiktok vai investir nos vídeos mais longos, o que permitirá a competição com o YouTube. Além de serem mais relevantes para o mercado publicitário, vídeos longos poderiam atrair um público mais velho, menos afeito a vídeos com coreografia e dublagem. Atualmente, mais da metade da audiência do Tiktok tem entre 18–24 anos. Diariamente, um usuário típico do Tiktok assiste a quase 90 minutos de vídeos.

Por outro lado, há quem avalie que a ampliação do tempo possa comprometer o grande trunfo do Tiktok: seu algoritmo capaz de sugerir com elevada precisão o que o indivíduo quer assistir. Analisar vídeos curtos seria uma forma mais eficaz de gerar insights sobre as preferências de cada um.

A solução poderia ser na interface do app. Vídeos curtos e longos não se misturariam, cada um ganharia uma área específica.

Os caminhos são variados. Enquanto o Tiktok estuda aumentar o tempo máximo de duração dos vídeos, outras plataformas preferem adotar os passos iniciais do Tiktok. Um Reels, no Instagram, dura até 90 segundos. Já o shorts, do Youtube, pode ter, no máximo, um minuto.

Imagem via Flickr

--

--

Consultor de comunicação/estratégia digital • mestre em culturas midiáticas • MBA em gestão de projetos